Proposta Comercial de Arquitetura

A maneira como a Proposta Comercial de Arquitetura é elaborada faz toda a diferença na hora de fechar um contrato com o cliente. Muitos até conseguem atrair clientes, mas no final acabam não concretizando a aquisição.

Isso acontece quando você não elabora este documento direito, seja por falta e informações necessárias para que a empresa tenha confiança no seu trabalho, ser pouco chamativo ou nada persuasivo.

Por isso, você tem que encontrar forma de deixar sua Proposta Comercial de Arquitetura mais atrativa, pois esta será a etapa chave. Neste documento é preciso ter transparência entre o arquiteto e o contratante.

A base dela é composta por escopo, prazo de entrega, preço do serviço e algumas penalidades caso haja descumprimento de ambas as partes. Quer saber como fazer a sua? Continue acompanhando este artigo!

Banner com o texto Simule Valores de Projetos. Contem o desenho de um botão escrito: clique para simular. - Proposta Comercial de Arquitetura

O que é uma Proposta Comercial de Arquitetura?

Muitas pessoas confundem esse documento com um contrato, mas é um documento diferente. A proposta comercial nada mais é do que sumarizar tudo o que foi conversado com o cliente e deixar claro o que você vai prestar de serviço para ele e seu o valor para isto.

Vale lembra, que a proposta comercial ou seja, seu orçamento para o cliente, não vale como contrato.

Ou seja, será colocado no papel o que foi conversado pessoalmente. As objeções, o que você irá entregar, quais são os benefícios, como será feito, etc.

O importante é que o cliente sinta confiança em você e acredite que você realizará um bom projeto e irá concluí-lo da maneira como ele deseja. Por isso, é importante ter bastante transparência nessa hora.

Como fazer uma Proposta Comercial de Arquitetura?

Para iniciar uma proposta como essa é importante começar falando sobre o escritório e o time de arquitetos que irão produzir o projeto. Isso vai passar mais segurança em relação à empresa que ele está contratando, mas deve ser feito de forma simples, objetiva e direta.

Mostrar seu portfólio pode ser uma ótima oportunidade para ele conhecer seu trabalho e entender que você pode sim atender as expectativas do cliente. Você pode colocar no documento imagens de outros projetos ou indicar links.

Isso passará mais credibilidade para o seu negócio. A Proposta Comercial de Arquitetura deve conter todos os detalhes do orçamento que foi solicitado pelo cliente.

É muito importante explicar tudo o que foi pedido e de maneira clara, para que o cliente não fique em dúvida. A parte que mais irá interessar o contratante são os serviços que você oferece.

Por isso, detalhe tudo o que você puder sobre o que está incluso. Design de interiores, decoração, pranchas 2D, projetos em 3D, concepção, detalhamento técnico, projeto de iluminação e todos os outros serviços que você irá prestar.

Esses itens vão variar de acordo com cada demanda de serviço solicitado pelo cliente.

Outro ponto importante é o cronograma de elaboração do projeto. A maioria das pessoas está preocupada com os prazos e com isso, você deve apresentar uma breve descrição do cronograma estimado.

Nessa etapa é fundamental a sinceridade para com o cliente, pois se o prazo real for muito além do prazo estipulado, o cliente não ficará nada contente com o seu serviço.

Modelos de proposta para Download

Selecionamos dois modelos para você baixar (basta clicar nos links abaixo que você já acessa os dois modelos).

O primeiro modelo é do CAU/CE – Clique aqui para baixar modelo CAU/CE

O segundo modelo é da On.We – Clique aqui para baixar modelo On.We

Este segundo modelo foi desenvolvido por nós aqui na On.We. Usamos esse no dia a dia ao enviar nossas propostas. É um modelo focado em projetos complementares, mas que com certeza você consegue utilizar nossos insights para montar uma proposta para projeto arquitetônico, nos mesmos moldes. Tem funcionado muito bem este nosso modelo.

Bom, você pode ter se perguntado, por que é focado em projetos complementares este modelo de proposta comercial de vocês da On.We? Isto ocorre por que não fazemos projeto arquitetônico, e sim trabalhamos principalmente em parceria com arquitetos. Se quiser saber mais como podemos contribuir com você, acesse aqui e conhece um pouco mais de nossos serviços em projetos complementares para residências.

O que você deve prestar atenção na hora de elaborar uma Proposta Comercial de Arquitetura?

O principal fator que você deve prestar atenção é o cliente, pois o foco precisa ser totalmente nele. Não adianta nada fazer um documento fora do que o cliente deseja, ou então oferecendo mais serviços do que o necessário e que vão acabar deixando o projeto ainda mais caro.

O objetivo é encanar o cliente, e atender as necessidades dele.

Como apresentar a Proposta?

Bom, nada adianta fazer um belo documento e não apresentar ele.

É fundamental você marcar uma reunião com o cliente, que pode ser até online pelo Skype, Hangout ou Appear.

Ocorre que quando você não apresenta, perde a oportunidade de enfrentar as objeções do cliente, para poder convencer ele de que a melhor opção para o projeto arquitetônico dele é você

Uma dica diferente é você fazer um vídeo apresentando seu orçamento e enviar ele para seu cliente. As ferramentas online sempre são de ajuda para conectar você com seu cliente, tanto na hora de uma proposta, de um orçamento, como até durante o projeto.

Uma forma muito fácil de fazer isto é usando o Youtube. Basta criar um canal para você, e fazer uma transmissão ao vivo, e colocar para ela não ser listada, mas que todos que tenham o link possam assistir.

Pronto, com o uma webcam ou com o próprio celular você já faz um vídeo para apresentar seu orçamento para seu cliente. É só mandar o link para ele.

Conclusão

A sua Proposta Comercial de Arquitetura precisa ser muito bem elaborada de acordo com as expectativas do cliente e com o que você pode oferecer, baseando sempre na transparência e no comprometimento entre ambas as partes.

Para fazer um orçamento você precisar criar uma conta!

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