A Importância da Sondagem
Por On.We, 18 de abril de 2023.
Você sabe a importância da sondagem? os benefícios que ela pode te trazer? Nesse artigo vamos esclarecer essas dúvidas e também dividir casos que aconteceram com alguns dos nossos clientes.
A sondagem é utilizadas em diversas áreas da engenharia civil e arquitetura, como, construções de edificações, pontes, estradas, barragens, entre outras.
Vamos te explicar a importância da sondagem, os benefícios, o que pode ser evitado e a economia que você pode ter.
Segue abaixo:
O que é sondagem?
A sondagem é um processo de exploração e reconhecimento do tipo do solo de uma determinada área.
Com ela conseguimos dados como estrutura geológica do subsolo, permeabilidade, resistência do solo, nível do lençol freático, entre outros.
O processo é realizado por meio de uma perfuração, com equipamentos como trado manual, trado mecânico ou sonda rotativa.
Depois de coletar as amostras o solo é enviar para análise em laboratório.
Caso 01: Surpresa na fundação de uma residência.
Este caso ocorreu conosco, fomos contratados para elaborar o projeto estrutural de uma residência de dois pavimento, com área total em torno de 250,00m², saiba as principais características de obra de médio e alto padrão.
Nós solicitamos para o cliente a fazer a sondagem do terreno antes da construção, no entanto, o mesmo não quis fazer, justificando não ter verba para este custo “adicional” a obra. Nesta hora explicamos ao cliente a forma que iríamos trabalhar adotando a pior opção no dimensionamento das sapatas.
A obra então começou com todos os projetos prontos, e quando foram escavar a primeira sapata perceberam que o solo ainda se encontrava muito “mole”.
Entraram em contato com a gente, e solicitamos que fizessem então furos com trados, assim, poderíamos saber qual altura encontrariam um solo mais “firme”. Depois de conseguirem inclusive emendar dois trados para poder perfurar mais fundo, chegaram em 05 metros de profundidade e o solo parecia estar cada vez mais “podre” em vez de mais firme.
A segurança que a sondagem pode trazer
Nessa momento o cliente compreendeu que poderia interferir na segurança dele e concordou em prosseguir com a sondagem, sendo assim a obra parou para a realização da sondagem, assim entendemos com o que estávamos lidando.
Em resumo o resultado da sondagem apontou que não poderíamos utilizar a fundação por sapatas como calculamos.
Portanto tivemos que recalcular toda a fundação (e cliente deve que pagar este retrabalho, pois estava ciente do risco no início).
Para piorar, a equipe de sondagem demorou 15 dias no total até entrega do relatório. E a contratação da equipe de estaqueamento se desenrolou durante mais uns 30 dias até início da fundação na obra.
No final cliente teve que cobrir custos referentes ao retrabalho de projetos.
Como a sondagem do solo que foi contratada a empresa mais rápida para atender e não a que tinha o melhor preço.
E também o pagamento de multa por praticamente 60 dias do empreiteiro parado, sendo assim teve um atraso geral na obra.
Caso 02: O Sonho que virou um pesadelo
Nesse caso vamos contar o que aconteceu com o arquiteto Pedro, nosso parceiro que fechou um projeto importante para escritório dele, logo ele ficou feliz da vida, porque a obra seria numa avenida principal da sua cidade e traria boas referencias.
Era uma edificação mista de pequeno porte, onde no térreo teriam lojas comerciais e no segundo e terceiro pavimento seriam colocados apartamentos residenciais.
Mas Pedro tinha um problema, afinal onde ele iria colocar as vagas de garagem exigidas pelo código municipal.
Para não perder as lojas comerciais no térreo que trariam um retorno financeiro muito interessante pro seu cliente, Pedro resolveu fazer a garagem no subsolo.
Onde a importância da sondagem entra nessa historia?
Cliente aprovou, prefeitura aprovou, projetos complementares contratados e executados, Pedro que havia também fechado o acompanhamento técnico, iniciou as escavações da obra para realizar as fundações.
E ai, o que era um sonho para o arquiteto, virou um pesadelo. Com apenas 1,5m de altura de escavação o terreno virava uma piscina.
O nível do lençol freático ficava a 1,00m abaixo do nível do solo, e esta situação inviabilizou executar o subsolo, pois as soluções necessárias ficavam muito caras para o cliente.
E tudo isto aconteceu com a obra andando. E acabou gerando mais custos com mão de obra que ficou parada.
A sondagem tinha que ser realizada posteriormente no terreno, assim, o problema teria sido apontado. Então, em conversa com o cliente ambos teriam descartado a ideia de um subsolo e o cliente economizado.
Pedro até sugeriu ao seu cliente fazer a sondagem no início do projeto, entretanto, o cliente não quis, dizendo ser um custo desnecessário, então, o arquiteto com medo de estragar seu relacionamento com cliente não insistiu.
No final o projeto teria que ser todo alterado, sendo assim, o cliente acabou desistindo da obra para apenas vender o terreno.
Conclusão:
A sondagem deveria ser um documento obrigatório para elaboração dos projetos, assim, garantindo estabilidade e segurança, assim evitando retrabalho na obra durante a construção.
O que achou do conteúdo?
Aproveite e saiba mais sobre levantamento fotográfico na arquitetura.
Recomendados