Levantamento Fotográfico na Arquitetura
Por On.We, 11 de abril de 2023.
Você sabe como fazer o levantamento fotográfico na arquitetura de interiores? Então vêm com a gente que te explicamos!
A fotografia tem várias vertentes. Fotos de publicidade; fotojornalismo; fotografia de moda; entre muitas variações dessa arte que é capturar o ambiente da maneira que podemos valorizar a fotografia.
Nesse artigo vamos explicar e dar 5 dicas sobre levantamento fotográfico na arquitetura de interiores e melhore o resultado das suas fotos. Confira abaixo:
Mas o que é isso?
Basicamente é o registro de fotos do ambiente de como ele se encontra no momento da captura.
Através do briefing do projeto feito com o cliente, o arquiteto pode criar toda ambientação desejada para impactar ainda mais seu cliente final.
Confira 5 dicas para realizar o levantamento fotográfico na arquitetura:
1- Resolução da sua câmera:
Faça o maior número de fotos e dos mais variados ângulos de cada ambiente, lembrando que uma fotografia com boa qualidade e bem trabalhada irá tornar seu trabalho ainda mais profissional.
2-Evite fotos com a perspectiva distorcida:
Faça sempre as fotos na altura do espectador. A altura dos olhos sempre é a ideal para direcionar o enquadramento. Uma das regras mais básicas da fotografia é o que se chama de regra dos terços. É através dessa regra que por mais vazio que o ambiente esteja tenha harmonia.
3-Luz na Fotografia
Fotografia é luz, portanto, preste atenção por onde a luz entra no ambiente para melhor fazer a disposição de móveis e objetos de decoração. Utilize a luz como uma aliada para o ambiente ficar iluminado e harmônico. Ter fotos do ambiente com direcionamento para vigas; pilares; e outros elementos que compõem a obra, são informações visuais importantes que o arquiteto terá para trabalhar. Fazendo com que esses elementos possam ter um destaque especial na composição do projeto de decoração.
4- Registro de infraestrutura
Ter o registro de antes levando em consideração os pontos importantes da infraestrutura, torna possível visualizar além do local onde estão instalados os equipamentos para não interferir na funcionalidade do projeto de decoração. Essa medida, pode ajudar o cliente a verificar em uma visita posterior, se a rachadura no piso ou em alguma outra parte da obra teve aumento.
5- Descrever cada foto tirada
Anotar o número de cada foto com a devida descrição do ambiente e do que será feito na decoração daquele espaço, é importante anotar o dia e a hora, ou período em que foram realizadas as fotografias. Isso pode ajudar você a saber onde está a posição do sol em determinado horário e também se você vai realizar mais de uma sessão de fotos registrando o andamento da obra, você vai ter as datas e o acompanhamento visual com os registros fotográficos.
Vantagens de realizar o levantamento fotográfico:
É poder perceber a evolução, a mudança com o antes e depois da obra. Essas regras de fotografia para arquitetura de interiores, valem tanto para o ambiente que será decorado ou redecorado, quanto para os ambientes que já estão prontos e que você poderá utilizar em seu favor para fazer o marketing do seu escritório de arquitetura.
O que achou do conteúdo?
Aproveite e saiba mais sobre o custo de uma obra!
Recomendados