Proposta Comercial de Arquitetura
Por On.We, 12 de maio de 2022.
A maneira como a Proposta Comercial de Arquitetura é elaborada faz toda a diferença na hora de fechar um contrato com o cliente. Muitos até conseguem atrair clientes, mas no final acabam não concretizando a aquisição.
Isso acontece quando você não elabora este documento direito, seja por falta de informações necessárias para que a empresa tenha confiança no seu trabalho, ser pouco chamativo ou nada persuasivo.
Por isso, você tem que encontrar uma forma de deixar sua Proposta Comercial de Arquitetura mais atrativa, pois esta será a etapa chave. Neste documento é preciso ter transparência entre o arquiteto e o contratante.
A base dela é composta por escopo, prazo de entrega, preço do serviço e algumas penalidades caso haja descumprimento de ambas as partes. Quer saber como fazer a sua? Continue acompanhando este artigo!
O que é uma Proposta Comercial de Arquitetura?
Muitas pessoas confundem esse documento com um contrato, mas é um documento diferente. A proposta comercial nada mais é do que sumarizar tudo o que foi conversado com o cliente e deixar claro o que você vai prestar de serviço para ele e seu o valor para isto.
Vale lembrar, que a proposta comercial, ou seja, seu orçamento para o cliente, não vale como contrato. Se quiser saber mais sobre contrato na arquitetura, lei este nosso post sobre CONTRATO DE ARQUITETURA .
Ou seja, será colocado no papel o que foi conversado pessoalmente. As objeções, o que você irá entregar, quais são os benefícios, como será feito, etc.
O importante é que o cliente sinta confiança em você e acredite que você realizará um bom projeto e irá concluí-lo da maneira como ele deseja. Por isso, é importante ter bastante transparência nessa hora.
Como fazer uma Proposta Comercial de Arquitetura?
Para iniciar uma proposta como essa é importante começar falando sobre o escritório e o time de arquitetos que irão produzir o projeto. Isso vai passar mais segurança em relação à empresa que ele está contratando, mas deve ser feito de forma simples, objetiva e direta.
Mostrar seu portfólio pode ser uma ótima oportunidade para ele conhecer seu trabalho e entender que você pode sim atender as expectativas do cliente. Você pode colocar no documento imagens de outros projetos ou indicar links.
Isso trará mais credibilidade para o seu negócio. A Proposta Comercial de Arquitetura deve conter todos os detalhes do orçamento que foi solicitado pelo cliente.
É muito importante explicar tudo o que foi pedido e de maneira clara, para que o cliente não fique em dúvida. A parte que mais irá interessar o contratante são os serviços que você oferece.
Por isso, detalhe tudo o que você puder sobre o que está incluso. Design de interiores, decoração, pranchas 2D, projetos em 3D, concepção, detalhamento técnico, projeto de iluminação e todos os outros serviços que você irá prestar.
Esses itens vão variar de acordo com cada demanda de serviço solicitado pelo cliente.
Outro ponto importante é o cronograma de elaboração do projeto. A maioria das pessoas está preocupada com os prazos e com isso, você deve apresentar uma breve descrição do cronograma estimado.
Nessa etapa é fundamental a sinceridade para com o cliente, pois se o prazo real for muito além do prazo estipulado, o cliente não ficará nada contente com o seu serviço.
Se quiser baixar um modelo que o CAU/CE elaborou, clique no link abaixo.
O que você deve prestar atenção na hora de elaborar uma Proposta Comercial de Arquitetura?
O principal fator que você deve prestar atenção é o cliente, pois o foco precisa ser totalmente nele. Não adianta nada fazer um documento fora do que o cliente deseja, ou então oferecendo mais serviços do que o necessário e que vão acabar deixando o projeto ainda mais caro.
O objetivo é encantar o cliente, e atender as necessidades dele.
Como apresentar a Proposta?
Bom, nada adianta fazer um belo documento e não apresentar ele.
É fundamental você marcar uma reunião com o cliente, que pode ser até online pelo meio de comunicação que você achar ideal.
Ocorre que quando você não apresenta, perde a oportunidade de enfrentar as objeções do cliente, para poder convencer ele de que a melhor opção para o projeto arquitetônico dele é você.
Uma dica diferente é você fazer um vídeo apresentando seu orçamento e enviar para seu cliente. As ferramentas online sempre são de ajuda para conectar você com seu cliente, tanto na hora de uma proposta, de um orçamento, como até durante o projeto.
Uma forma muito fácil de fazer isto é usando o Youtube. Basta criar um canal para você, e fazer uma transmissão ao vivo, e colocar para ela não ser listada, mas que todos que tenham o link possam assistir.
Pronto, com uma webcam ou o próprio celular você já faz um vídeo para apresentar seu orçamento para seu cliente. É só mandar o link para ele.
A sua Proposta Comercial de Arquitetura precisa ser muito bem elaborada de acordo com as expectativas do cliente e com o que você pode oferecer, baseando sempre na transparência e no comprometimento entre ambas as partes.
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