Travessia para outro lado – A história das pontes
Por On.We, 9 de janeiro de 2019.
PONTE – uma palavra que de maneira figurada ou literal, serve para fazer a ligação entre dois pontos. “Construímos muros demais e pontes de menos”. A frase de Isaac Newton (1643-1727), ressalta de maneira interessante uma falha comum ao ser humano.
Tanto na vida social em nossos contatos, quanto no que diz respeito aos governantes, que nas ruas e rodovias deveriam construir mais pontes, viadutos e outras ligações para encurtar caminhos, desafogar o trânsito, e economizar o tempo de deslocamento dos cidadãos brasileiros.
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Neste artigo, destacamos algumas curiosidades sobre as pontes, que no sentido de obra urbana e planejamento urbano é uma construção essencial, uma válvula de escape, na medida em que o número de automóveis aumenta ano após ano, principalmente, nas cidades dos brasileiros.
Quem inventou a ponte?
Antigamente, engenheiros romanos construíam pontes de arcos de pedra para atravessar rios ou vales. Na Turquia, sob o rio Meles, a ponte Caravan, construída em 850 a.C., é a estrutura em formato de arco mais antiga de que se tem notícia.
A partir de 1760, com o início da Revolução Industrial, as pontes de ferro fundido começaram a ser construídas. A 1ª ponte do mundo feita com esse material, recebeu o nome original de “Ironbridge”, e foi erguida em 1779, na Inglaterra. Porém, o ferro era um material corrosivo e que não era forte o bastante para atender a demanda da Revolução Industrial.
Foi então que em 1856, o inglês Henry Bessemer, patenteia um novo processo com uma fornalha mais resistente às altas temperaturas, conseguindo assim, produzir aço. Começa a ser construída em 1869 e inaugurada em 1883, a Brooklyn Bridge, nos Estados Unidos.
A primeira ponte feita em aço no mundo. Famosa até hoje, foi na época também a mais longa ponte suspensa já construída, e durante algum tempo foi a única ligação além do mar, entre os bairros do Brooklyn e Manhattan. A partir daí, o aço passa a ser utilizado nas grandes construções.
No quesito “diferente”, algumas pontes estão em vantagem. Citando dois exemplos, na Alemanha, a Magdeburg é uma ponte navegável que cruza o rio Elba, construída em 2003.
Já a Langkawi Sky Bridge, na Malásia, é uma ponte suspensa por um único pilar de onde são distribuídos os cabos de sustentação. São 125 metros de altura, e a caminhada na ponte é compensada com a visão “aérea” do arquipélago de Langwaki.
Pontes do Brasil
Em um país de contrastes, onde podemos ver pontes com as mais variadas técnicas construtivas, entre estaiada, em arco, ou só com vigas, apenas para citar três tipos, por mais incrível que possa parecer, ainda é possível encontrar pontes de madeira principalmente em maior número nas cidades do interior. Utilizadas para a passagem de carros ou até veículos mais pesados. E, foi justamente com a madeira que teve início a história das pontes no Brasil.
Denominada ponte do Recife, foi a primeira ponte de madeira construída sobre o rio Capibaribe, e a primeira ponte de grande porte no Brasil, inaugurada em 1643, sob a administração do príncipe holandês Maurício de Nassau.
Em 1865, após várias reformas foi substituída por uma ponte de ferro e passou a ser chamada de Ponte 7 de Setembro. Teve pouca durabilidade por conta da maresia e sofreu rápida deterioração.
Enfim, em 1917, foi novamente reconstruída, desta vez em concreto armado e reinaugurada com nome de Ponte Maurício de Nassau. Mantendo o tráfego de veículos em pleno funcionamento até os dias atuais.
Em Santa Catarina, mais precisamente no Vale do Itajaí, existiam pontes que faziam parte da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), construídas para fazer a ligação entre Blumenau e Indaial.
O projeto original da (EFSC), tinha por objetivo ligar o porto de Itajaí até a Argentina. Chegou a ser inaugurada em 1909, mas nunca chegou ao seu destino final, sendo desativada em 1971, e reutilizada pela última vez para o atendimento das vítimas da grande enchente de 1984.
Em Blumenau, ainda existem duas pontes que antes serviam ao trem e hoje estão abertas ao tráfego de veículos automotores. A Ponte Aldo Pereira de Andrade, conhecida como ponte de ferro, e a Ponte Engenheiro Antônio Vitorino Ávila Filho, conhecida popularmente por ponte dos arcos.
Porém, sem dúvida alguma, a mais famosa de Santa Catarina é a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Inaugurada para o tráfego total de veículos em 1926, a ponte hoje passa por um processo de restauração que já dura anos, e o prazo para a reinauguração da ponte, pulou de 2018, para 2020.
O que demonstra de forma inequívoca que manutenção em qualquer obra, principalmente urbana, é o que garante a longevidade da construção. O melhor exemplo é o da ponte mais famosa do mundo, a Golden Gate em São Francisco, nos Estados Unidos.
Inaugurada em 1937, até hoje recebe constante manutenção por uma equipe multidisciplinar que além de garantir sempre a impecável cor laranja internacional, mantém a ponte segura para os milhares de carros, ciclistas e pedestres que passam pela ponte diariamente.
Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da Projeto Estrutural Online, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.
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