Nesse Artigo da On.We vamos explicar a diferença de DR e DPS nas instalações elétricas.
DR
O DR ou dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual, serve para fazer uma proteção complementar contra contatos diretos, traduzindo:
É como se fosse um disjuntor que fica instalado geralmente junto ao quadro geral de disjuntores, que cai por segurança quando por exemplo uma criança coloca o dedo na tomada, evitando assim o “choque”.
Este dispositivo é normatizado e deve ser utilizado de preferência em todos os ambientes e circuitos, ou pelos menos nos circuitos que maior risco de “choque”
Veja um modelo de projetos elétricos desenvolvidos pela On.We
DPS
Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo:
Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raios. Ele pode estar instalado em vários locais, desde junto do quadro medidor na rua até numa tomada específica, por exemplo.
Sua principal função é não deixar os equipamentos eletrônicos que estão protegidos por ele “queimarem” devido a um raio durante uma tempestade.
FIQUE LIGADO: Em alguns estados eles são exigidos pela concessionária de energia elétrica local.
Quer ficar por dentro de tudo relacionado à construção civil, clique aqui e siga-nos nas redes sociais!