Arquitetura Modular – O Quê e Quando?

Historicamente, a Arquitetura é conhecida e caracterizada pelo uso de diversos materiais, tecnologias e meios para se construir uma edificação.

Podemos utilizar como definição básica para a arquitetura que ela é um “processo de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano” ou que é “uma organização do espaço e de seus elementos”.

Nos dias atuais, existem diversas tecnologias e formas de se realizar uma obra, mas entre as principais dificuldades relacionadas a construção civil estão o tempo de obra, o investimento que será realizado e as soluções arquitetônicos que serão utilizadas. Lembrando que estes três pontos estão intimamente ligados entre si e que, cada vez mais, o cliente busca soluções rápidas para construir e ter o retorno do seu investimento.

Edifício Administrativo da Universidade FPT / VTN Architects - é um exemplo de arquitetura modular.
Edifício Administrativo da Universidade FPT / VTN Architects

Ano a ano, surge uma infinidade de tecnologias que promovem menor custo com matéria prima ou mão de obra, maior agilidade com a construção e soluções mais funcionais. Dessa forma, encontramos no mercado um tipo de construção versátil, que pode ser modelada e montada rapidamente, além de facilitar muito o transporte entre o local de montagem e local da obra. As CONSTRUÇÕES MODULARES.

Para saber mais continue lendo o artigo.

Banner com o texto Simule Valores de Projetos. Contem o desenho de um botão escrito: clique para simular.

ARQUITETURA MODULAR – CONSTRUÇÕES MODULARES

Este tipo de tecnologia ganhou adeptos em diversos lugares do mundo e cada vez mais apresenta custo e benefício.

As inovações e aplicações que esse tipo de solução fornece estão maiores a cada dia, pois permitem não apenas a pré-fabricação de uma planta inteira em módulos, mas também criar parte de um edifício e montá-lo diretamente no local da construção.

Poliedro Habitable / Manuel Villa Arquitectos
Poliedro Habitable / Manuel Villa Arquitectos

Funcionamento

sistema modular funciona basicamente através da utilização de componentes separados entre si, mas que podem ser utilizados em conjunto, como módulos. O conceito está associado com adaptabilidade e leveza. Ou seja, a ideia é criar peças que fazem parte de um sistema, mas que dentro deste sistema podem ser retiradas ou adicionadas sem afetar o restante do conjunto.

Construção Modular

Os modelos básicos possuem cerca de 39m², formados por pelo menos dois volumes e possibilidade de ampliar facilmente no futuro, tanto horizontal quanto verticalmente. O sistema, rápido e fácil de montar, combina materiais naturais facilmente encontrados, como areia, terra e cascalho, garantindo um alto nível de isolamento térmico. O sistema inclui, inclusive, tubulações e recipientes para canalizar e armazenar a água da chuva.

Contexto Social na Arquitetura Modular

arquitetura modular aparece como parte da necessidade de executar projetos, de forma mais rápida, para atender todos os contextos sociais. Esse tipo de construção permite a criação de espaços mínimos, utilização de orçamentos enxutos e aplicação em ambientes colaborativos. Além disso, o fator positivo deste tipo de solução é o fato de atender zonas afastadas dos centros urbanos, devido ao fácil deslocamento e montagem de suas partes. A mão de obra também acaba sendo menor, dependendo do projeto que será desenvolvido.

VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos - exemplo de arquitetura modular
VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos
VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos - exemplo de arquitetura modular
VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos

Outro conceito que aparece quando entramos no tema de construções modulares é o Digital Fabrication, que se trata da fabricação digital de elementos, combinando uma variedade de pacotes de softwares para alcançar o melhor design para a pré-fabricação de uma edificação, seja ela qual for.

Com uma estética contemporânea, este modelo se torna muito mais rápido, construindo uma casa modular, que pode ser personalizada de acordo com o perfil do cliente. Uma casa pré-fabricada pode ficar pronta em até dois meses, com custo incrivelmente reduzido.

A modularidade significa fazer uso de múltiplos módulos similares, para configurar diferentes propostas estruturais, sendo que neste momento o uso dos softwares se faz mais presente, facilitando a combinação dos elementos.

Por se tratar de uma opção econômica e prática, é muito vantajosa nos casos onde a escala e o objetivo são grandes. Através da arquitetura modular, é possível alcançar resultados diversos com baixo custo de desenvolvimento.

Arquitetura modular de Kisho Kurokawa, prédio Nakagin Capsule Tower
Nakagin Capsule Tower / Kisho Kurokawa

Vertical e Horizontal

Além do uso de blocos únicos ou da combinação de elementos horizontalmente, o grande diferencial desse método é a possibilidade de trabalhar verticalmente. Essas “variações possíveis em altura” são algo pouco comum na arquitetura modular de grandes edificações, mas muito utilizado em edificações residenciais.

Sempre que o cliente desejar um segundo pavimento, a combinação dos elementos pode criar e utilizar a cobertura do módulo como um ambiente de varanda ou estar. Outra aplicação prática seria em caso do cliente desejar um mezanino.

Mobilidade

O custo da construção modular será maior ou menor, dependendo do caso. Mas, o ganho com a mobilidade é algo incomparável se tratando de outro método construtivo ou solução arquitetônica.

Se levarmos em consideração os gastos, demora e prejuízos indiretos de reconstruir uma área, a arquitetura modular se torna extremamente viável. Podemos utilizar como exemplo uma emissora de Santa Catarina, que mantinha estúdio no litoral do estado para acompanhar o veraneio.

A emissora passou a utilizar a construção modular, criando um estúdio móvel que permite a mudança de cidade conforme necessário. Essa estrutura já esteve em vários municípios do estado, incluindo até mesmo cidades do Rio Grande do Sul.

Escritório Baragaño em colaboração com ArcelorMittal
#bh01 / Escritório Baragaño em colaboração com ArcelorMittal

Aplicações de Arquitetura Modular

A utilização da arquitetura modular é bastante ampla. No caso de infraestruturas para desastres naturais, os modulares são utilizados como equipamentos emergenciais, construídos rapidamente em espaços de assistência.

De forma geral, o sistema é composto por estruturas modulares, que podem se converter em uma casa, uma escola, um posto de saúde, um refeitório ou qualquer outro espaço necessário em caso de emergência.  Baseado em contêineres e outros sistemas modulares, proporcionam uma solução rápida e imediata.

No caso de infraestruturas educacionais, os módulos são utilizados para definir as salas e ambientes com o fim de melhorar o conforto térmico do local.

Na indústria automobilística, aeronáutica e em processos de produção em série, existem modelos de estrutura produzidos totalmente em fábrica, que são transportados até o local de implantação.

O design é diferenciado, o seu potencial para minimizar os resíduos e reduzir o consumo energético é alto, além de assentar-se no solo com a possibilidade de se mover facilmente.

Materiais

As combinações de materiais nas construções modulares também são um atrativo dessa tecnologia, porque a estrutura apresenta uma diversidade de oportunidades.

Nos módulos, podemos aplicar uma forma de captar a energia solar e aplicar materiais que maximizam o rendimento térmico.

A estrutura de aço pode ser equipada com um revestimento de placas de madeira, assim como a estrutura de madeira pode ser otimizada com alumínio e vidro duplo.

Pabellón Desconectado / Plan:b arquitectos
Pabellón Desconectado / Plan:b arquitectos

O QUÊ, QUANDO E POR QUÊ DA ARQUITETURA MODULAR

O Quê?

É um sistema modular, que funciona através da combinação de componentes separados entre si. O conjunto de módulos faz parte de um sistema único, que pode ser ampliado ou reduzido.

Quando?

arquitetura modular aparece como necessidade de executar projetos, de forma mais rápida. Esse tipo de construção permite a criação de espaços com orçamentos enxutos.

Por Quê?

O custo da construção modular e o ganho com a mobilidade são pontos importantes quando comparado com outros métodos construtivos.

REFERÊNCIAS

Neste artigo buscamos inspiração nas seguintes fontes, que recomendamos visitar.

Site do Arquiteto Felipe Savassi, que dá cursos e capacitações em Arquitetura Modular – http://felipesavassi.com/

ARQUITETURA MODULAR. ARCHDAILY. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/tag/arquitetura-modular

Construção modular é versátil e atende necessidades no curto prazo. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/construcao-modular-e-versatil-e-atende-necessidades-no-curto-prazo_7381_0_0

MODHUS – ARQUITETURA MODULAR. HUS ARQUITETOS. Disponível em: http://hus.arq.br/modhus/

ARQUITETURA MODULAR. PORTAL 44 ARQUITETURA. Disponível em: http://44arquitetura.com.br/?s=ARQUITETURA+MODULAR.

Este artigo foi contribuição de nosso convidado Martin Decker Jr., Program Coordinator na empresa MRP, graduando de arquitetura e urbanismo.

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas relacionadas a arquitetura, acesse onwe.com.br/blog

Para fazer um orçamento você precisar criar uma conta!

[user_registration_my_account]