Arquiteto ou Engenheiro?
Por On.We, 7 de março de 2022.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem contratar na hora de fazer um projeto: Arquiteto ou Engenheiro? A resposta para essa questão é bem simples: os dois profissionais.
O trabalho do arquiteto e do engenheiro juntos, tem a função de agregar para o empreendimento. Enquanto o profissional da arquitetura realiza projetos arquitetônicos, o engenheiro faz os projetos complementares.
Se uma pessoa deseja construir um prédio, casa, ou realizar alguma outra obra, ela irá necessitar desses dois profissionais.
É claro que ambos podem fazer tudo sozinho, mas sem a mesma eficiência.
O engenheiro civil dificilmente fará um projeto arquitetônico tão bom quanto o arquiteto. O arquiteto estudou para isso, ou seja, é sua especialidade, então não tem porque contratar outro profissional para fazer o seu papel.
Não é necessário escolher entre um Arquiteto ou Engenheiro
Você não precisa optar por um Arquiteto ou Engenheiro, pois os dois profissionais possuem características distintas. O ideal é que você tenha uma equipe qualificada para sua obra, formada tanto por arquitetos quanto por engenheiros.
Para você entender melhor a diferença entre eles, vamos mostrar a função de cada um.
ARQUITETO
Este profissional é fundamental para as primeiras etapas da construção, que seriam a concepção e o planejamento. O primeiro contato com o cliente que deseja construir. O profissional de arquitetura dará as primeiras ideias do projeto de acordo com a vontade do cliente.
O arquiteto é muito importante para que o resultado final tenha uma boa estética e funcionalidade. Permitindo assim, que os espaços da construção sejam utilizados na totalidade, sem que existam espaços “mortos”, que não sejam utilizados por não servir para nenhum objetivo no dia-a-dia de de uma casa, por exemplo. O profissional da arquitetura deverá entender qual o objetivo da construção, definindo a partir desses objetivos colocados pelo cliente, as melhores soluções arquitetônicas que vão transformar o projeto em realidade.
O arquiteto tem ideias criativas e traz inovação para o projeto arquitetônico. Ele passou cinco anos estudando Arquitetura. Durante a universidade, o estudante de arquitetura têm aulas sobre: história da arquitetura e urbanismo; desenho arquitetônico; tecnologia das construções; sistemas estruturais, entre outras disciplinas. Através desse caminho, o arquiteto se torna um especialista no desenvolvimento de projetos de pequeno, médio, ou grande porte. Por isso, a competência de um arquiteto para fazer os projetos arquitetônicos, é superior em comparação com um engenheiro que aprende mais sobre outras áreas durante a universidade. Conforme veremos mais adiante.
O arquiteto é responsável por:
- Fazer um bom uso do espaço
O arquiteto tem uma visão diferenciada do ambiente. Esse profissional consegue pensar em termos de distribuição adequada dos espaços, além do que o engenheiro pensaria. Por isso, muitos projetos arquitetônicos realmente desenhados por arquitetos fazem um excelente aproveitamento do espaço, tornando a obra depois de concluída uma construção funcional.
Quando o projeto desenhado é bem elaborado e feito por um profissional de arquitetura, cada metro quadrado do terreno dentro do projeto é aproveitado para algum objetivo. Assim não sobram espaços desprezados, quando a construção está concluída a utilidade de todos esses espaços são comprovadas diariamente e podem atender os mais variados objetivos.
Portanto, se um engenheiro que é muito mais voltado para os cálculos estruturais, tiver o mesmo espaço e pegar o mesmo projeto para desenhar, esse engenheiro não conseguirá ter a mesma visão de distribuição de ambientes e funcionalidade que um arquiteto vai ter. Consequentemente, o projeto não terá a mesma qualidade descritiva e funcional.
- Boa distribuição dos cômodos
Um arquiteto sabe dividir os cômodos de uma construção de maneira que não tenha tamanhos discrepantes. Cada ambiente é pensado de forma que entre em harmonia com os outros cômodos.
O profissional da arquitetura elabora o projeto de maneira que facilite o acesso à entrada principal e a entrada para outros cômodos. Sem deixar que um cômodo dependa do outro, fazendo com que todos sejam interligados, porém, independentes. E principalmente, o arquiteto sabe distinguir a importância de áreas comuns ou sociais das áreas mais restritas. Por exemplo, o arquiteto quando desenha um projeto arquitetônico, deixa as áreas íntimas da construção preservadas, sem que fiquem expostas para a área de visitas e a visão desse ambiente mais íntimo, seja possível por qualquer pessoa que adentra a residência.
- Funcionalidade
Além de cuidar da parte estética do projeto, o profissional de arquitetura também é responsável pelo conforto das pessoas. O arquiteto pensa nas soluções para que a construção tenha boa ventilação, boa entrada de luz e outros pontos que farão o projeto ser melhor. Assim, quando a obra for executada de acordo com o projeto, essa arquitetura funcional, irá fazer com que o morador possa ter a residência sempre ventilada. Amenizando o calor nos dias de Verão e também afastando as doenças respiratórias típicas de Inverno. Além disso, com um projeto funcional, a energia elétrica pode ser poupada. Pois, com boa entrada de luz natural durante o dia, dificilmente será necessário acender as as luzes da residência durante esse período.
A maioria dos engenheiros não pensariam nesses pontos, levariam em conta apenas a praticidade do projeto e as maneiras mais viáveis para a execução. Por isso, a contratação de um arquiteto é fundamental.
Muitos acreditam que o arquiteto só é utilizado para a decoração de interiores, mas, podemos ver que o profissional de arquitetura exerce muitas funções fundamentais, que não devem ser dispensadas.
- Parte legal, Prefeitura, Plano Diretor
O arquiteto também exerce uma ação fundamental para o cliente, que é resolver a parte legal do projeto com as leis do município, seja o plano diretor, código de obras/edificações e até mesmo código de posturas.
O arquiteto é um especialista nestas leis, e sabe melhor do que ninguém, adaptar estas condicionantes ao sonho do projeto do cliente.
Um exemplo que pode servir para entender melhor esse trabalho do arquiteto junto com o órgão público que regulamenta as construções pode se dar já no momento da escolha do terreno. O arquiteto pode auxiliar o cliente para tomar a decisão correta de qual terreno escolher para determinado empreendimento. Dependendo da maneira que funciona o plano diretor e de zoneamento das Prefeituras, alguns terrenos estão liberados somente para construções residenciais. Assim, o cliente que deseja buscar um terreno para a construção de um comércio, será auxiliado pelo arquiteto para a escolha adequada. Visando o local e também a funcionalidade desse terreno para o tipo de construção que o cliente deseja. Possibilitando assim ao arquiteto, elaborar com mais clareza o projeto arquitetônico.
ENGENHEIRO
O engenheiro civil será o responsável pelos projetos complementares ao do arquiteto, que são necessários para a execução da obra e funcionalidade da edificação. O profissional de engenharia civil deverá contribuir com o trabalho do arquiteto desde o início do partido arquitetônico, para melhor compatibilização entre arquitetura e engenharia.
Se sua dúvida a respeito de Arquiteto ou Engenheiro Civil é sobre projetos arquitetônicos, a resposta é bem simples. Você deve contratar um arquiteto. Apenas o profissional de arquitetura será capaz de fazer um projeto arquitetônico da melhor maneira possível dentro dos anseios do cliente, e utilizando de maneira funcional os espaços.
Porém, ninguém quer só um projeto arquitetônico. Todo mundo quer ver a estrutura de pé. É aí que entra a função do engenheiro civil, que atua em determinadas áreas.
- Realiza cálculo estrutural
Através dos cálculos, o profissional de engenharia civil, conseguirá saber a quantidade de materiais necessários para fazer com que a estrutura fique de pé. Essa é a especialidade de um engenheiro civil.
Mas, o ideal é contratar uma equipe de engenharia que entenda o arquiteto, e busque a parceria com o profissional de arquitetura para o melhor resultado da obra. Trabalhando assim, por um mercado colaborativo com o foco no objetivo de atender com excelência o desejo do cliente.
- Realiza projetos elétrico, hidrossanitário, preventivo contra incêndio
O engenheiro não realiza só projetos estruturais, mas, também outros projetos complementares. Entre esses projetos estão: projeto elétrico, hidrossanitário, preventivo contra incêndio, e outros mais que o projeto arquitetônico e a obra necessitarem.
O arquiteto dá início ao projeto e o engenheiro finaliza, um profissional completando o outro.
Por este fator, é essencial buscar profissionais que trabalhem juntos em colaboração, o que potencializa a conclusão da obra com sucesso. Parceria entre arquiteto e engenheiro, diminui o estresse de quem decidiu construir, rende o melhor resultado para obra na questão de aproveitamento de tempo e de materiais, e deixa o cliente mais seguro de que cada profissional está fazendo o melhor dentro de cada área específica, visando assim o objetivo comum que é a satisfação do cliente.
Exemplo de cada projeto que realizamos aqui na On.We
GERÊNCIA DE OBRA
Veja mais fotos de obras que realizamos os projetos clicando aqui.
Tanto o arquiteto quanto o engenheiro civil, podem ser responsáveis por gerenciar a obra. O planejamento de cada tarefa, o cronograma da obra, a quantidade de trabalhadores, os materiais necessários, trazendo as soluções para que o projeto arquitetônico seja realmente seguido.
O acompanhamento dos profissionais de arquitetura e engenharia civil é fundamental para que não haja despesas desnecessárias e para que os processos do empreendimento sejam otimizados, fazendo com que a construção se torne eficiente, rápida e mais barata.
Podemos ver que não é necessário escolher entre Arquiteto ou Engenheiro, pois cada um tem sua função determinada dentro da construção de um empreendimento, e devem sim trabalhar juntos. Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos.
Recomendados