Projetos inovadores de piscina: 5 ideias de alto padrão

Existem diversos projetos de piscina, feitos por arquitetos talentosíssimos, que podemos nos inspirar na hora de realizar nossos próprios projetos – desde os clássicos até os mais excêntricos. Entretanto, quando chega o momento de compor e planejar um projeto de piscina, às vezes optamos pelos mais convencionais justamente porque nos faltam inspirações.

Por outro lado, quando saímos da nossa bolha, é possível enxergar um mundo de possibilidades que nunca imaginamos. É nesse momento que devemos pesquisar diferentes formas, modelos, tamanhos, cores e tudo que for necessário para entregar o melhor ao cliente.

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias de projetos de piscina para você conhecer e colocar em prática. Mas, antes, selecionamos alguns pontos relevantes para serem considerados quando for desenvolver o seu projeto. Agora chega de enrolação e vamos lá!

O que deve ser considerado num projeto de piscina

Antes de esteticamente agradável, um projeto de piscina deve ser composto por alguns elementos, dependendo do tipo de piscina escolhido. Dessa forma, a escolha do modelo deve vir antes das próximas etapas. Sente junto de seu cliente e entenda as necessidades, desejos e expectativas dele sobre a piscina. Leve em consideração, ainda, o projeto total do imóvel.

Os tipos de piscinas variam em tamanho, cor, materiais, formas e profundidade. Alguns desses elementos não são contestáveis, como é o caso dos materiais que são restritos ao tipo de solo da construção. As opções apresentadas ao cliente devem estar aliadas à realidade do projeto, assim como ao orçamento total desse.

Além disso, deve ser considerado também o sistema de filtração para que seja estabelecido os lugares determinados aos canos e ralos, tal qual a localização das bombas e filtros (famosa casa de máquinas). O espaço ao redor da piscina e a iluminação também são detalhes a serem considerados.

De forma geral, devem ser considerados todos os elementos presentes em um projeto hidrossanitário. Falando sobre o assunto, você pode entender mais sobre esse tipo de projeto complementar na página: “Projeto Hidrossanitário: definição e características

Ah! Não precisamos nem mencionar que o estudo do terreno antes da estruturação do projeto também deve ser apontado, certo?!

Resistência do solo e nível do lençol freático são etapas da engenharia e arquitetura que precisam ser realizadas em um projeto de piscina. Saiba mais sobre a necessidade da sondagem antes da construção nesta outra publicação em nosso blog.

Dica!!! Se o seu cliente ainda não decidiu se vai aquecer a piscina, determine um espaço adequado para um trocador de calor, bem como tubulação preparadas para circulação de água quente. Também pense em espaço para placas solares no telhado, dando assim mais opções para o cliente no futuro.

Projetos inovadores de piscina de alto padrão

Agora que você sabe os aspectos a serem considerados na hora de planejar um projeto de piscina, é hora de conhecer projetos inovadores que vão surpreender seus clientes. Buscamos pensar em diferentes modelos, variando em todos os elementos consideráveis.

Piscina de areia

Piscina de areia rodeada por árvores em ambiente residencial
Crédito Imagem: Piscinas de Areia Brasil

As conhecidas piscinas de areia são opções alternativas e muito charmosas que imitam a areia da praia e dão um ar paradisíaco para o ambiente. Esta é uma opção mais cara e definitivamente não é para todo mundo, mas, apesar disso, é uma alternativa interessante para apresentar que vai brilhar os olhos de quem vê.

Elas são feitas em concreto armado, resinas mistura de areias minerais. Se quiser acrescentar hidromassagem ou iluminações alternativas, são todas bem-vindas.

Piscina Container

Projeto de piscina container
Crédito Imagem: Up! Containers

A piscina container, por outro lado, carrega um ar mais moderno e alternativo para quem procura uma piscina diferenciada e inovadora. Cada vez mais ela vem ganhando destaque no mercado e podemos justificar isso por meio da sua estética contemporânea, combinada ao baixo custo e praticidade do projeto.

Trata-se de uma alternativa sustentável, dado que são utilizadas os containers marítimos que, se não forem reutilizáveis, geram grandes impactos ambientais. Para instalação, é necessário que haja um bom nivelamento de piso, pintura anticorrosiva e cobertura em pedra.

Piscina de vidro

Piscina de vidro em fachada de prédio
Crédito Imagem: Catálogo T2G Technical Glass Group

No sentido contrário, as piscinas de vidro são umas das mais caras do mercado e responsáveis por trazer elegância e graciosidade ao lugar. Seu alto custo é justificado pelos materiais que devem ser utilizados, junto a complexidade do projeto. Apesar disso, o resultado final é de tirar fôlego!

Esse é um exemplo perfeito de piscina de alto padrão que deve ser considerado por quem quer esbanjar e tem cacife para isso!

Piscina interna

Piscina interna com linhas curvas, em um interior sofisticado predominantemente branco
Crédito Imagem: Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

As piscinas internas são opções para quem mora em locais mais frios, mas, claro, não se limita a isso. Apesar das piscinas exclusivamente internas terem seu charme, queremos dar destaque às opções em que são interligadas às áreas internas e externas.

A piscina externa pode invadir a sala, quarto, cozinha ou o que mais combinar com o projeto. Deixe a imaginação fluir!

Piscinas coloridas

Imagem de piscina colorida obtida a partir de luzes roxas e azuis
Crédito Imagem: Foto de Naim Benjelloun no Pexels

As piscinas coloridas ganharam um destaque especial nos últimos anos e fazem parte da lista de piscinas excêntricas que não agradam todo mundo. Vermelho, rosa e preto são as opções preferidas de quem se permite aventurar nesse modelo de piscina. Há duas maneiras de realizar o projeto: de forma definitiva por revestimento cerâmico, parcialmente definitiva quando revestida em vinil, ou momentânea por iluminação. No último caso, existe a possibilidade de alternar as cores quando desejar.

Não se esqueça de lembrar ao cliente, assim que possível, que os revestimentos cerâmicos são para sempre e, uma vez que realizado o projeto, reverter a situação é complicado. Além disso, há a possibilidade de enjoar com o tempo, dado que não é uma coloração padrão.

Estes são alguns projetos de piscina inovadores que podem ser considerados na hora de apresentar as possibilidades de design ao seu cliente. Portanto, não deixe de fora nenhuma delas!

Veja mais sobre projetos arquitetônicos no nosso blog com dicas, informações e novidades. Até a próxima!

Imagem de capa: Foto de Drew Dau no Unsplash

Para fazer um orçamento você precisar criar uma conta!

[user_registration_my_account]