O que é Arquitetura brasileira? Uma pergunta que pode ser tanto atual quanto do passado, se pensarmos que o Brasil já passou por muitas mudanças nesse mais de 500 anos de história. Mudanças que também incluem a maneira de construir. Nesse artigo, vamos falar do Movimento Brazil Builds, uma exposição nos Estados Unidos, que apresentou a Arquitetura brasileira para o mundo.
É possível classificar ou até de identificar um país por conta de aspectos únicos. No Brasil, um dos exemplos é a diversidade de sotaques e formas de viver bem diferentes de Norte à Sul do país. Sendo possível encontrar diferenças também na Arquitetura devido às influências que o país teve desde sua, “descoberta”. Com mais força, a participação de portugueses; austríacos; alemães; italianos, que passaram por aqui e deixaram uma marca cultural, colonizando algumas regiões do país séculos atrás.
Assim, também é possível identificar essas influências na Arquitetura brasileira. Porém, a exposição Brazil Builds: Architecture New and Old 1652-1942 (Construção Brasileira – Arquitetura Nova e Antiga 1652-1942), que ocorreu em Janeiro de 1943, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), evidenciava que o Brasil também tinha a própria identidade arquitetônica. A exposição foi iniciativa do MOMA e também do Instituto Americano de Arquitetos, em associação ao interesse diplomático que os Estados Unidos tiveram na época para promover a aproximação com o Brasil.
Para realizar a exposição, o MOMA enviou para o Brasil, o arquiteto Philip Goodwin, junto com o fotógrafo George Everard Kidder-Smith. O fotógrafo já havia realizado fotografias para outra exposição chamada Stockholm Builds. Durante dois meses aqui no país, esses profissionais levantaram dados e registraram fotografias da arquitetura moderna e também do período colonial. Para prestar suporte aos norte-americanos, estavam entre os profissionais que os receberam, os arquitetos arquiteto Oscar Niemeyer, que teve inúmeras obras expostas no Museu, e Lúcio Costa, então diretor do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Arquitetônico, hoje denominado de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que foi o responsável por fornecer imagens e material das construções coloniais brasileiras.
A exposição no MOMA mostrava painéis fotográficos com textos explicativos sobre as obras. Também foi apresentado um conjunto de três maquetes: Ministério de Educação e Saúde; Pavilhão Brasileiro na Feira Internacional de Nova York (1939); Residência Arnstein. Além disso, também foi apresentado um audiovisual que utilizou técnicas pioneiras para a época. Depois de Nova York, a exposição ainda ficou por dois anos circulando pelas principais cidades da América do Norte, passando também por Londres (ING). No Brasil, foram nove cidades que receberam a exposição. Rio de Janeiro; Belo Horizonte; São Paulo; Santos; Campina; Curitiba; Florianópolis; Porto Alegre e Jundiaí.
Para perpetuar a exposição, foi lançado um catálogo em formato de livro com 200 páginas e 300 fotografias, escrito por Phillip Goodwin com fotos de G. E. Kidder-Smith. Atualmente quem quiser conhecer esse conteúdo pode acessar o site do www.moma.org/ e baixar o arquivo em PDF, com escrita em língua inglesa e portuguesa.
Esse interessante relato, que é parte da história da arquitetura brasileira, e que chamou a atenção do MOMA, fundado em 1939, sendo atualmente um dos mais importantes Museus de Arte do mundo, são daquelas dicas de arquitetura que nós da Projeto Estrutural Online gostamos sempre de trazer para os jovens arquitetos que acompanham nosso Blog. Inclusive já escrevemos um artigo que trata sobre Patrimônio Histórico na Arquitetura e você pode acessar clicando aqui.
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