Por que indicar no projeto o nível de todos os ambientes?

Neste vídeo dica do nosso canal, explicamos porque indicar no projeto o nível de todos os ambientes.

A dica aqui está relacionada a problema de compatibilização de projetos.

A indicação de nível em todos os ambientes no projeto arquitetônico resolve futuros incômodos na obra, como por exemplo, ter que “encher” um pavimento com contrapiso bem mais alto do que o normal para adequar os desníveis necessários. Por isso é importante indicar no projeto o nível de todos os ambientes.

Isto ocorre as vezes por pela falta de conversa e informação entre arquiteto e engenheiro. Por exemplo, vamos supor que se deseja-se fazer uma sacada 10cm rebaixada em relação aos outros ambientes. Se o projeto estrutural não se adequar a isto, na obra será necessário regularizar esta situação através de um contrapiso bem mais alto.

Por isto que é fundamental as duas disciplinas trabalharem sempre em colaboração.

Para garantir que este problema não ocorra, o ideal é que se indique o nível em todos os ambientes no projeto arquitetônico, mesmo que pareça repetitivo. E durante o projeto estrutural, o engenheiro deve estar atento, praticando a conversa como o arquiteto e envaido um pré-lançamento da estrutura de antemão.

OU seja, se esta informação estiver presente na fase do projeto estrutural, já fica previsto o rebaixamento de vigas e lajes afim de evitar que a etapa do contrapiso tenha que ser executada em mais tempo e mais custos.

FIQUE LIGADO! É interessante prever o tipo de esquadria a utilizar nas portas janelas, pois os trilhos destas portas são altos, e acabam gerando aumento na espessura do contrapiso interno. Rebaixar a laje ou viga abaixo do trilho pode ser uma solução.

Glossário pertinente:

Precisamos entender o que são os níveis.

Níveis!
Bom, segundo o site ew7: “precisamos começar definindo qual é o nível 0.00, ou seja, de onde estamos começando a contar os desníveis da edificação. A maioria dos profissionais adota que o nível 0.00 começa no pavimento térreo da construção. Com isso, todos os desníveis acima do pavimento térreo serão positivos e todos os desníveis abaixo do pavimento térreo serão negativos.Então se temos, por exemplo, uma construção com dois pavimentos, o pavimento térreo terá o nível 0.00 e o pavimento superior terá o nível do pé direito projetado (distância do piso até o teto) mais a espessura da laje. Resumindo, o nível marca a altura de piso a piso.”ContrapisoComo encontramos no site Construfacilrj“O contrapiso é uma camada de argamassa executada sobre uma base, que pode ser a laje de um pavimento ou um lastro de concreto, se for sobre o solo. Sua função é regularizar a superfície para receber o piso de acabamento final, além de colaborar nas funções que o piso final deverá cumprir, principalmente no aumento da resistência do conjunto contrapiso + piso. O contrapiso tem, para o acabamento do piso, função semelhante à do emboço para o acabamento da parede.”

Para fazer um orçamento você precisar criar uma conta!

[user_registration_my_account]