Projeto para Residência de Alto Padrão: Casa W

O conteúdo deste artigo sobre Projeto para Residência de Alto Padrão Casa W foi originalmente publicado no 1º Anuário BIM/SC, o qual tivemos o privilégio de ser convidados para expor sobre os projetos complementares em BIM que elaboramos para esta residência.

Local da obra

Esta obra que acabou se ser finalizada, está localizada na Praia do Estaleiro em Balneário Camboriú-SC, e foi carinhosamente apelidada de Casa W.

A arquitetura de projeto para residência de alto padrão

O projeto arquitetônico foi elaborado pelo escritório Imoveline Arquitetos, o quais já contam com nossa colaboração nos projetos complementares há muito tempo. Na Casa W nossa participação se deu nos projetos estrutural, de instalações elétricas e instalações hidrossanitárias.

Os arquitetos, mesmo considerando tratar-se da construção de uma residência unifamiliar, buscaram nos nossos serviços a possibilidade de ter todos os projetos na metodologia BIM, integrados, compatibilizados e conversando com a arquitetura.

Obra de residência de alto padrão, na fase de construção, em Balneário Camboriú, Praia do Estaleiro, Santa Catarina.
Foto da obra em andamento, fase fechamento da alvenaria. Crédito: Fotógrafa Daniela Buzzi

Projeto para Residência de alto padrão merecem metodologia BIM?

Percebe-se que o Mercado ainda vincula por demais o BIM aos projetos destinados às construções de grande porte. Aqui na On.We trabalhamos majoritariamente com projetos para residências unifamiliares.

E implantamos a metodologia BIM na certeza de que ela traz um benefício para o cliente em termos de redução de custo e tempo de obra.

Assim, todos os nossos projetos são entregues dentro dessa metodologia, pois entendemos que qualquer tipo de obra ou projeto pode e deve ser pensado com as soluções que ela oferece. 

Modelo 3D com projeto estrutural, projeto elétrico projeto hidrossanitário, compatibilizados, feito em BIM.
Modelo 3D, dos projetos estrutural, elétrico e hidrossanitário, resultado do do projeto feito em BIM aqui na On.We.

Como funcionou os processo de projeto na Casa W?

Dentro da metodologia BIM, primeiro iniciamos com a aplicação de questionários, produzidos no Forms do Google, com diversas perguntas para cada disciplina contratada e vídeos dentro do formulário para orientação do cliente.

Notamos que uma boa captação de informações e dados logo no início auxilia na redução de erros e retrabalho, e foi fundamental para o sucesso dos projetos na Casa W.

Posterior à coleta de informações, partimos a chamada fase Preliminar dos Projetos. Nesta fazemos um primeiro esboço e enviamos no formato eletrônico IFC para o escritório de arquitetura, com propósito de trocas de ideias facilitadas pela utilização de softwares BIM.

Imagem 3D Renderizado de projeto de alto padrão, em Balneário Camboriú, Praia do Estaleiro, Santa Catarina.
Imagem renderizada do projeto arquitetônico. Crédito Imoveline Arquitetos.

Cuidamos em compatibilizar os projetos complementares com a arquitetura e entre si. Durante a fase de trabalho e a cooperação que o BIM exige, para os projetos da Casa W foram feitas várias reuniões online e trocas de informações através de compartilhamento de telas, bem como dos arquivos federados escolhidos para o trabalho.

Gostamos de dizer que nesta fase nós simulamos a obra pela primeira vez. Pois “papel aceita tudo”, mas a obra não. Com a implementação do BIM em nossa empresa, a preocupação que antes era a de entregar o melhor projeto, passou a ser a de entregar a melhor solução executiva para obra, sendo o projeto apenas o documento que vai representar isso

Aprovado os projetos na fase preliminar, garantida a melhor compatibilização, partimos para os detalhamentos e geração da documentação (pranchas para obra, 3D interativos, e listas de materiais).

Lembrando que essa aprovação envolve vários atores que estão conduzindo este empreendimento, principalmente a equipe de arquitetura, aqui na Casa W a Imoveline Arquitetos, que representaram o seu cliente em todos os seus principais interesses, e regeram esta sinfonia de soluções que uma casa de alto padrão necessita.

Ferramentas BIM utilizadas

As ferramentas utilizadas pela nossa equipe para transcrever o BIM em forma de projetos e documentos são o Eberick, QiBuilder, QiElétrico, QiHidrossanitário, QiCloud e QiConnect, todos da empresa Alto QI, que nos fornecem sempre o melhor suporte e troca de ideias para nossa evolução dentro do BIM.

Composição com foto da obra em andamento, imagem renderizida e 3D dos projetos complementares em BIM
Composição com imagens da obra em andamento, render da fachada do projeto arquitetônico em BIM, e 3D dos projetos complementares em BIM, respectivamente.

A Casa W é o sonho de uma família. Para nós, ter os melhores projetos em BIM vai facilitar e acelerar a concretização desse sonho.

Quem somos

A On.We Rede Colaborativa de Engenhara está localizada em Penha-SC, atuando no nicho de projetos para residências unifamiliares de médio e alto padrão, tendo projetos já presentes em 14 estados do Brasil, utilizando-se da via online para atender seus clientes.

Podemos auxiliar você com projetos complementares de engenharia. Se quiser fazer um orçamento com agente, clique aqui para mais informações.

Quer tirar uma dúvida? Então já envia um Whats para nossa equipe comercial no (47) 9 8870-1501, ou clique aqui para já mandar uma mensagem.

Para fazer um orçamento você precisar criar uma conta!

[user_registration_my_account]